12 de jan. de 2022

O que é Obra de Arte? Alguém pode me explicar?

 


Desejo
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Tentando responder isto elaborei uma lista simples de perguntas e respostas, para ajudar a sua avaliação. Vou escolher também um tipo de arte que servirá de exemplo entre todas que existem:
"Artes Plásticas", que em geral envolve pintura, desenho e escultura. Ela se estende, na arquitetura e outras modalidades, mas vamos reduzir para não complicar. 
Antes de apresentar a lista de perguntas, vou apresentar uma lista de informações que também vão servir de base para avaliação. Segue aqui abaixo:

1) A profissão de artista plástico, desde que surgiu é a única que não oferece retorno financeiro imediato. Oferece promessa de enriquecimento mas não tem um método real e objetivo que se possa seguir para conseguir. Lendo a vida dos artistas plásticos que ficaram famosos logo se chega a esta conclusão. É diferente de toda profissão, que tem teto salarial, dentro de uma tabela variável, entre o menor, médio e alto salário. Não vamos nos estender, mas medite nisto. 

2) Existem dois tipos de pessoas, as que entendem de arte e as que não entendem de arte. 

3) Entre as que entendem de arte, podemos citar em escala decrescente:

A) Artistas.
B) Colecionadores de arte que entendem realmente a linguagem dos artistas expressas em suas obras de arte. Eles são capazes de ter uma leitura imediata, clara e objetiva.
C) Críticos de arte.
D) Donos de Galerias, (já profissionais).
E) Professores de arte, que não são artistas mas estudaram sobre o assunto, baseado em livros, oficinas e informações universitárias sobre história da arte.
F) Profissionais do desenho e da pintura, que utilizam as técnicas para trabalhos gráficos, de comunicação em geral. 
G) Colecionadores de arte que compram para investimento financeiro, geralmente orientados por algum entendido no assunto.
H) Donos de loja de decoração, frequentemente guiados pelo estilo de época, ou os interesses de sua clientela.
I)Público em geral que compra arte para decoração.
J) Na base desta pirâmide, temos a população como um todo, que tem gostos diferentes porém baseados na simpatia que sentem por algum estilo de arte, mesmo sem saber de fato o que significam. Suas avaliações são simplórias recaindo em, bonito, feio, bem feito, mal feito, alegre, triste, berrante, calmante, moralizante, imoral, esquisito, diferente, difícil, fácil de fazer e etc. Aos poucos a população vai aceitando e absorvendo as artes que vão aparecendo, de tanto que passam a se deparar com as novidades, acabam aceitando.

4) Pessoas que não entendem sobre obras de arte:
Todos nós podemos passar por momentos de confusão diante um estilo novo de arte que surge de repente. Mas verdadeiros artistas, sabendo disto, preferem observar e meditar sobre, antes de se manifestar a respeito. Podemos ser enganados pela mente, diante do que se vê e se sente e pré conceituar ou melhor, preconceituar. Situações assim, acontecem ao longo da história das artes e muitas ficaram famosas. Como exemplo numa exposição de
Touluse Lautrec, antes de se tornar famoso, no dia da inauguração da exposição, uma dama acompanhada pelo esposo, acostumada a frequentar salões de arte e obviamente a convite do dono da galeria, pareceu não aprovar a arte de Lautrec e de repente criticou em público um de seus quadros afirmando que tal obra era infame, pois a figura, que era um retrato de mulher semi vestida, com roupas de baixo (encobrindo grande parte de seu corpo),  ajeitava a meia. A dama disse ao pintor palavras rudes de desaprovação, afirmando que aquilo era um atentado sobre a moral e bons costumes,  pois a jovem estava se despindo. Lautrec no entanto respondeu que ela estava equivocada, pois a moça estava se vestindo e não se despindo. A seguir pediu que ela se retirasse de sua exposição e que não olhasse mais o seu quadro. Pobre mulher que nem suspeitava que Lautrec não demoraria seria considerado um dos gênios da arte de seu tempo. Se ela não fosse preconceituosa e prestasse mais atenção aos importantes elementos das pinturas, poderia ter comprado um quadro dele por um preço ainda  considerado muito baixo no mercado de arte.  

Agora vamos a lista de perguntas e respostas que não querem se calar. Se prepare para se espantar, talvez se chatear, mas espero, parar de se iludir e se atualizar.

1) Todo artista precisa saber desenhar e pintar corretamente, ou seja suas formas e perspectivas precisam ser perfeitas para que sua obra seja considerada uma obra de arte?

Resposta: Sim e não. Para alguns artistas isto é irrelevante. Em nosso país, Brasil, temos muitos artistas famosos, consagrados, que são mestres do "Primitivismo", como Heitor dos Prazeres, Mestre Vitalino entre outros. Já para outros artistas, o aprofundamento faz parte das características artísticas de sua arte, já que sem alguns conhecimentos não poderia expressar aquilo que deseja revelar ao público. 

2) Todo excelente desenhista ou pintor, é de fato um artista plástico?
Resposta: Não. Muitos excelentes desenhistas ou pintores são na verdade apenas aprimorados conhecedores de técnicas. Quando são pessoas realistas, sabem disso e encaram com naturalidade. A maioria tem facilidade para se empregar na publicidade, onde aceitam todo tipo de encomenda. Eles não tem relutância em realizar o que se pede, desde que dominem bem a técnica. Alguns são capazes de aprender estilos de pintura para melhorar a profissão. Para garantir parte do sucesso das melhores agências de publicidade, além dos copistas, arte finalistas, diagramadores e coloristas as agências contratam um criador, que vai trabalhar mentalmente uma ideia e passar aos membros da equipe o que eles irão desenhar. Os criadores precisam ter uma sensibilidade maior e alguns são considerados artistas. 

3) Todo criador de arte é um artista?
Resposta: Sim. 

4) Todo artista plástico, é um criador?
Resposta: Não exatamente. Mas, para ser considerado artista ele deverá desenvolver ao menos estilo próprio. Enquanto isso não acontece, a pessoa é considerada, ou vista pelos artistas como um discípulo ou aspirante.
As vezes aparecem quadros magníficos de pintores, tão parecidos com os quadros de artistas famosos que chegam a enganar o espectador. Mas logo se reconhece o discípulo pela sua assinatura real. Há casos também de denúncia de obras de arte falsas sendo vendidas no mercado de arte. Elas são estudadas em laboratório para comprovar sua autenticidade. 

5) Toda obra de arte é difícil de ser imitada? Ou, uma obra de arte fácil de fazer é mesmo uma obra de arte?
Resposta: Esta é a dúvida mais frequente. Mas a resposta é simples. As obras de arte aparentemente fáceis de fazer, foram muito difíceis de serem concebidas pelos criadores. Do mesmo modo que alguém pode dominar uma técnica muito difícil e nem por isso ser mesmo um artista, este processo pode se dar ao contrário. Uma criança talvez seja capaz de fazer uma técnica fácil de arte moderna numa sala de aula, mas vem a pergunta. Será que ela sabe o que está fazendo, ou será que está apenas repetindo os movimentos e ensinamentos que recebeu? Explicando por outra vertente. Uma criança que aprende a fazer uma pipa e depois aprende a empina-la, sabe de fato o que é aerodinâmica?  
Pois bem, a simplicidade de uma expressão artística conquistada pelo gênio humano, pode vir a representar grandes conhecimentos adquiridos pela aquela escola tal de arte que surgiu em dado momento histórico. 

6) Sexta e última pergunta (até então) e resposta, que não quer calar: As artes reproduzidas em série são mesmo obras autênticas? 
Resposta: Isto faz parte do processo de criação e ao que a obra se destina. Existe a obra única, concebida para ser única e original, assinada pelo artista ou carregada de todas as suas características, capaz de identificá-lo. Artistas de hoje e do passado distante, criam obras de arte para reprodução. Ao longo dos séculos os meios de reprodução foram desenvolvidos em cerâmica, porcelana, gravuras de madeira, pedra e metal, conhecidas por xilogravura, água forte, água tinta, ponta seca, litogravura, etc e adentrou no século vinte, especialmente reflorescendo na Pop Art com outros tipos de reprodução. Isto não acaba nunca, a cada modelo novo de impressão que facilita e abre horizontes para o olhar artístico. Contudo é um assunto tão extenso e interessante que daria para escrever um livro e eu acredito que já tomei muito da sua atenção aqui neste blog. 

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